Como Desbloquear (Remover a senha) documentos do Word Protegidos
Muitas vezes nos deparamos com documentos de texto protegidos, eles podem estar no formato '.rtf'; '.doc'; '.docx' dentre outros menos conhecidos. Esta proteção normalmente é colocada em documentos que tem formulários e se deseja que apenas os dados do formulário sejam alterados, porém as necessidades mudam e volta e meia precisamos alterar algum dado deste documento.
A dica a seguir funciona perfeitamente em arquivos com a extensão '.docx', os quais são criados com o word a partir da versão 2007. Caso você tenha um arquivo '.doc' ou '.rtf', salve ele como '.docx'.
Para remover a proteção você precisará ter o programa winrar instalado em seu computador (alterar a extensão do arquivo de '.docx' para '.zip' também leva ao mesmo resultado).
Para este exemplo vou utilizar o documento denominado teste.docx, muitos tem as extensões dos arquivos ocultas, no caso o sufixo '.docx' não aparecerá.
1º Passo: Clique com o botão direito (auxíliar) sobre o arquivo, então selecione 'Abrir Com' e depois selecione 'WinRAR'
2º Passo: Abrar a pasta word.
3º Passo: Mova o arquivo settings.xml para a pasta onde está o arquivo teste.docx. Caso tenha dificuldades é só clicar sobre o arquivo settings, segurar enquanto clica e arrastar para baixo do
arquivo teste.docx
4º Passo: Abra o arquivo com o Bloco de Notas.
Para exemplificar eu estou exibindo na imagem a seguir a tag (trecho de código dentro do arquivo settings.xml) que deve ser removida.
5º Passo: Localize o trecho similar ao apresentado acima e apague, depois salve o arquivo. Lembre de apagar a partir do caractere 'Menor que' (<) até o primeira sequência de caracteres 'Barra e Maior que' (/>). Veja como o texto se parece dentro do bloco de notas
6º passo: Agora é necessário mover o arquivo settings.xml que você acabou de alterar para dentro do winrar, sobrescrevendo o original.
Quando aparecer a janela do winrar apenas aperte em OK.
Abra o arquivo teste.docx normalmente, verifique se funcionou e de seu Feedback aqui no Blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário